Fonte:G1 |
A presidente Dilma Rousseff afirmou em seu programa de rádio “Café com a Presidenta” desta segunda-feira (12) que o governo investe para que os brasileiros tenham acesso à internet de banda larga no celular até 2014. A partir de outubro, entra em vigor o acordo entre o governo e as operadoras para que o acesso à banda larga custe a partir de R$ 35 por mês.
‘Nosso acordo com as operadoras é de que essa internet chegue a todos os municípios brasileiros até 2014’, afirmou Dilma. O acordo faz parte do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Segundo a presidente, a banda larga no celular é ‘um dos legados que ficará para a população brasileira, mesmo depois da Copa e da Olimpíada’.
Ainda segundo a presidente, a intenção é que o acesso à internet rápida beneficie pelo menos 40 milhões de lares. ‘O que é muito importante para o desenvolvimento do nosso país. [...] vamos facilitar o acesso a essa ferramenta a todas as pessoas’, afirmou.
Dilma disse que uma das medidas tomadas pelo governo para ampliar o acesso à banda larga é reativar a Telebras, responsável pela infraestrutura da rede de transmissão no país. A presidente prometeu ‘conexões mais rápidas, mais baratas e de mais qualidade para todos’.
Paulo Bernardo confirma leilão de 4G para primeiro semestre de 2012.
Nova tecnologia deve funcionar nas 12 cidades sede da Copa até 2014.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, confirmou a decisão do governo de fazer no primeiro semestre de 2012 o leilão para implantação da tecnologia 4G para os celulares.
As empresas ganhadoras terão um prazo de 12 meses para a implantação do serviço. Paulo Bernardo afirmou que o governo já liberou parte da frequência de 2,5 megahertz (MHz) para o leilão de 4G. Antes, a frequência era reservada para TVs por assinatura.
Segundo o ministro, com esse leilão "vamos ficar em linha com os países do primeiro mundo, vamos tirar o atraso". Ele acrescenta que a Itália tem um leilão semelhante marcado para outubro.
Paulo Bernardo acredita no interesse das empresas em concorrer no leilão de 2012. "Alguém vai querer. A coisa mais ambicionada pelas empresas de telecomunicação é ter espectro. Eles querem o céu inteiro", afirmou. O governo acredita que o leilão poderá ocorrer até 30 de abril.
E você? Já garantiu seu smartphone?