quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Curiosidades sobre o Horário de Verão


Objetivo
- O objetivo principal do horário de verão é economizar energia elétrica através do aproveitamento da luz do Sol.
- No Brasil, verifica-se uma economia de energia nos estados da região Sul de 4,6% da demanda integrada durante o consumo de pico.
- O valor chega a significar de R$ 75 milhões à R$ 100 milhões de economia para o País, equivalentes a 2.650 megawatts.
- A implantação da medida também proporciona preservação do meio ambiente, evitando a poluição que seria produzida pela queima de combustível fóssil através da geração de energia elétrica de origem térmica.
- Segundo pesquisas da a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a grande maioria da população brasileira aprova o horário de verão.
- No entanto, há criticas sobre os efeitos do recurso no organismo, uma vez que a mudança de horário pode alterar o relógio biológico das pessoas.
- Por isso, a escolha dos domingos para início e término do horário de verão é uma forma de proporcionar às pessoas uma melhor adaptação ao novo horário.

História
- O horário de verão foi cogitado pela primeira vez, em 1784, por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica.
- A ideia original defendia uma possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.
- Mais tarde, em 1907, o astrônomo William Willett, deu início a uma campanha para o governo britânico adotar a prática.
- A ideia de Willett consistia em avançar os relógios em 20 minutos nos domingos do mês de abril e retardá-los a mesma quantidade nos domingos de setembro.
- No entanto, o primeiro país a implantar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
- A economia de energia foi considerada um fator estratégico na guerra pelo governo alemão, diminuindo o consumo de carvão, principal fonte de energia da época.
- No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas.
- A versão de estreia durou quase meio ano, vigorando de 1º de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.
- Houve vários períodos em que este horário não foi adotado no Brasil.
- Por volta de 1985/86, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos.
- Em 2006, ele foi adiado por três semanas, devido ao segundo turno das eleições. O medo era que a mudança de horário provocasse problemas no sistema de funcionamento das urnas eletrônicas.
- Neste ano, o horário de verão no Brasil será o mais longo desde 1985.
- O motivo se deve há uma coincidência entre o dia previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval. Quando isso acontece, o encerramento deve ser no fim de semana seguinte. No caso, dia 26 de fevereiro de 2012.

Geografia
- Atualmente, cerca de 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território.
- O Brasil é o único país cortado pela linha do equador que adota o horário de verão.
- A medida é mais usada por países distantes da linha do equador porque, nestas regiões, os dias se tornam mais longos, e as noites, mais curtas.
- Em países como o Canada, por exemplo, é comum se ter claridade no verão até as 20 ou 22 horas, fazendo o recurso ser muito mais eficiente.
- Sendo assim, a aplicação do horário de verão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil não se justifica porque a variação de luz solar anual é insignificante.
- Nestas duas regiões, a programação das emissoras de televisão fica adiantada uma hora, uma vez que segue o horário em vigor no Rio de Janeiro e São Paulo.
- Uma novidade deste ano é a adesão da Bahia, a pedido do governador Jaques Wagner, que quer manter o horário do Estado no de Brasília.